Sempre falamos que para uma boa experiência do usuário (UX), é preciso conhecer a fundo as suas dores e necessidades. Para isso, é necessário pesquisar, otimizar processos, entender o público e pensar estrategicamente em UX.
Ao desenvolver um produto digital como um sistema, aplicativo ou plataforma, a estratégia de UX será um grande diferencial. A usabilidade está diretamente relacionada com o sucesso de um produto, pois ajudará a entregar ao usuário exatamente aquilo que ele precisa e procura.
Quer entender o que é uma estratégia de UX e como aplicá-la em um projeto ou produto?
O que é UX
UX é uma sigla para User Experience, ou experiência do usuário.
O termo UX foi popularizado por Don Norman, quando era Vice-Presidente do Advanced Technology Group da Apple em 1990. Confira no vídeo a explicação que Don recentemente deu sobre o que é UX.
A experiência do usuário envolve toda a forma como um usuário interage com tudo aquilo que ele usa, podendo ser um produto digital, sistema, aplicativo, marca ou serviço. O UX abrange todas as etapas da jornada do cliente, desde o seu primeiro contato à interação e consumo do produto ou serviço em questão.
O que é uma estratégia de UX
O desenvolvimento de uma estratégia de UX é o primeiro passo para qualquer projeto digital. O produto deve passar por uma validação completa antes mesmo de ser desenvolvido.
A estratégia de UX é como um plano de alinhamento de cada ponto de contato entre o cliente e a sua experiência.
No livro UX Strategy, Jaime Levy define quatro princípios de uma estratégia de UX:
Estratégia de negócios
É o planejamento dos objetivos do negócio, a identificação dos princípios que vão orientar a competitividade de uma empresa no seu setor e a definição dos investimentos que serão necessários.
Inovação de valor
Qual é a proposta de diferenciação do projeto? Qual valor é entregue ao usuário? Pode ser relacionado à utilidade principal do produto ou a experiência que ele proporciona, como também o custo. Essa proposta de valor deve ser definida por várias mãos, desde stakeholders à gerentes de produto.
Validação de pesquisa com usuários
Consiste em expor um produto ou a ideia dele para usuários potenciais antes e durante o processo, validando se as funcionalidades correspondem às expectativas dos usuários ou até mesmo se fazem sentido para eles.
Experiência do usuário
Finalmente, é a concretização de como o consumidor irá interagir com o produto na sua interface.
Existem muitos métodos que equipes podem usar para criar uma estratégia de UX. Esses métodos envolvem pesquisas, planejamentos, testes e validação de ideias do início ao fim (ou implementação) do desenvolvimento do projeto.
De uma forma geral, o objetivo de uma estratégia de UX é conectar o sucesso mercadológico de um produto com uma boa experiência ao usuário final.
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